quinta-feira, 31 de maio de 2012

Personalidades do Evento: Astrid Sayegh


Nascida em São Paulo - capital, Astrid Sayegh é mestre e pós-doutoranda em Filosofia Contemporânea pela Universidade de São Paulo, professora universitária de Filosofia e Metodologia Científica.
Fundadora e presidente do IEEF- Instituto Espírita de Estudos Filosóficos, núcleo de estudos e pesquisas sobre filosofia espírita. Autora de vários livros.
A FLESB realizou entrevista com ela:

FLESB: Astrid, qual sua Profissão?
AS: Professora de Filosofia e Metodologia científica. Pesquisadora em Filosofia Contemporânea.
FLESB: Qual sua atuação?
AS: Hoje trabalho em pesquisa sobre a relação filosofia e Ciência, particularmente no que tange ao papel da intuição no processo de constituição da ciência. Desenvolvo trabalhos na área de metafísica, com ênfase no pensamento de Henri Bergson, filósofo francês contemporâneo a Kardec.

FLESB: Você colabora com alguma atividade voluntária? 
AS: Fui voluntária por mutios anos na Federação Espírita do Estado de São Paulo, na direção dos cursos básicos. Sou presidente do Instituto Espírita de Estudos Filosóficos - IEEF.

FLESB: Sua base religiosa sempre foi o espiritismo? 
AS: Fui educada em colégio católico e aos 20 anos tornei-me espírita. Por questões mediúnicas, que até então desconhecia, fui fazer os cursos doutrinários na Feesp, onde fiquei por muitos e muitos anos.

FLESB: Você frequenta algum centro espírita? 
AS: Frequento vários, mas particularmente a Instituição Beneficente Nosso Lar, que até a alguns anos estava sob direção de Nancy Puhlman di GIrolamo.

FLESB: Você é trabalhadora na causa espírita? 
AS: Sim, sou palestrante há muitos anos. Comecei dando palestras no salão Bezerra de Menezes na Federação aos domingos e hoje ministro palestras no movimento espírita.

FLESB: Você é escritora? Como você começou a escrever?
AS: Sim, sou escritora. Comecei escrevendo dissertação de mestrado em Filosofia na Usp sobre o método intuitivo. Após alguns anos organizei os livros didáticos dos cursos básicos da Feesp. Escrevi ainda um manual de reforma íntima entitulado Como Renovar Atitudes? Preocupada sempre com o aspecto filosófico da Doutrina escrevi o livro Ser para conhecer, sobre filosofia particularmente espírita. Conclui tese de doutorado hoje publicada sob o título de Consciência Criadora e agora preparo pesquisa a ser publicada dentro dessa temática.

FLESB: Qual é o público do seu livro?
AS: O publico é heterogêneo, mas particularmente aqueles que se interessam por questões filosóficas.

Astrid estará no evento na parte da manhã participando de mesa de debates: A importância do estudo na prática espírita as 11h e seguirá autografando. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário