quinta-feira, 24 de maio de 2012

Autores Presentes: Adriano Calsone





Adriano Calsone, nasceu em São Caetano do Sul / SP. Produtor Editorial em Multimídia atua com tecnologias da informação. Também é escritor e pesquisador da Doutrina Espírita.

Frequenta o Grupo Espírita de Trabalho Misail a oito anos onde faz trabalhos voluntários.

Conheça um pouco sobre o autor e sua obra através da entrevista realizada com a equipe FLESB:



FLESB: Você é trabalhador na causa espírita? Conte para nós a sua experiencia.

Adriano: Em 2002, atuei como coordenador editorial das publicações da Rede Visão, editora que produziu também o Ampla Visão – programa televisivo sobre Espiritismo e Espiritualismo, apresentado por Alamar Régis Carvalho, na TV Gazeta. E para complementar meus estudos doutrinários, participei como médium de pintura por um período de três anos nos trabalhos itinerantes do GEAM – Grupo Espírita de Arte Mediúnica – coordenado por Afonso Moreira Jr. Atualmente, em minha cidade, frequento os trabalhos de desenvolvimento mediúnico do Grupo Espírita de Trabalho Misail, onde também atuo como médium de pintura.


FLESB: Como você começou a escrever?

Adriano: Desde a época da faculdade, em 2000, venho pesquisando e escrevendo textos espíritas. O nosso livro veio à lume, depois de um trabalho que se estendeu por cinco anos. No exato momento, estou concluindo um novo livro, uma biografia espírita sobre Van Gogh, a qual venho trabalhando há uns 3 anos, no mínimo. É um estudo que, além de divulgar a sua vida religiosa e sua mediunidade, pretende também desmistificar várias lendas que ficaram sobre o artista. Agora, estou na fase da busca por uma editora espírita interessada em analisar o material.

FLESB: Qual é o público do seu livro?

Adriano: O nosso livro "Pintura Mediúnica - A visão espírita em ampla pesquisa" está focado ao espiritista em geral, principalmente aos médiuns de pintura mediúnica. Todavia, servirá também a outros públicos não-espíritas que, por ventura, estimam as artes plásticas em geral.

FLESB: Você escreve sobre quais temas?

Adriano: Tenho predileção por biografias espíritas, e me interesso também por pesquisas no campo da arte espírita e mediúnica. Atualmente venho realizando pesquisas internacionais sobre periódicos espíritas da época de Kardec. Já descobrimos algumas relíquias, dezenas delas encaminhadas aos confrades da FEB, e também ao Conselho Espírita Internacional, para análises mais detalhadas.

FLESB: Conte-nos um pouco sobre suas obras.

Adriano: Vou falar da nossa primeira obra publicada:

Pintura Mediúnica – A Visão Espírita em Ampla Pesquisa


Após cinco anos de pesquisa sobre o tema, concluímos que a maioria dos espíritas pouco sabem o que é e o que realmente representa a Pintura Mediúnica para o Espiritismo. Esta obra traz o resultado de uma extensa pesquisa sobre a modalidade mediúnica da pintura, desvendando particularidades de um trabalho essencial como qualquer outro da mediunidade espírita.

Para facilitar o estudo sobre o tema, o livro foi estruturado por meio de 150 perguntas e respostas, tendo como base as diversas obras da Doutrina Espírita, dos tempos de Allan Kardec (1857), aos dias de hoje. O leitor também poderá conferir entrevistas e depoimentos exclusivos com médiuns de pintura, além de uma pesquisa de campo e um experimento científico.

O objetivo da obra, portanto, não é criar conceitos a serem seguidos, pois sabemos que as vivências mediúnicas nunca são iguais, muito menos estabelecer o que é certo ou o que está errado neste trabalho. O seu propósito é de abrir espaço para discussões, permutar ideias, reunir conhecimentos e, sobretudo, incentivar o desenvolvimento desta mediunidade nas casas espíritas, para que possamos melhor compreender os seus mecanismos.

Num tempo em que a Pintura Mediúnica ainda é vista pelos próprios espiritistas com preconceito e aversão – um verdadeiro tabu no meio espírita –, diante do pouco conhecimento e falta de informação sobre o assunto, esta pesquisa procura lançar uma semente na terra produtiva do Espiritismo, esperando que o leitor possa colher seus frutos e fartar-se sob a luz da razão e do discernimento, com o dever de semear outros grãos para uma futura colheita.
 


Quem se interessar por suas pesquisas e quiser fazer contato com este autor é só contatá-lo:

Fale com o autor: pintura-mediunica@live.com

FACEBOOK: www.facebook.com/adrianocalsone

Veja mais sobre o autor em uma entrevista concedida à Ismael Gobbo:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/2012/04/focalizando-o-trabalhador-espirita-138.html

 Adriano Calsone estará no Festival do Livro Espírita de São Bernardo do Campo vendendo seu livro e autografando durante todo o dia!



Um comentário:

  1. Oi Adriano! Sou Rosi(Pinturas Mediunicas) vc me disse sobre o livro, como posso adquiri lo?
    Meu e-mail- gazzonitaves@yahoo.com.br. Minha caixa de mensagem estava lotada. Gostaria de ler seu trabalho. estive viajando pela Europa, foi gratificante, pude sentir meus amigos pintores nas cidades que fui.
    Obrigada
    Rosi

    ResponderExcluir